quarta-feira, 28 de março de 2012

Itaporanga na Paraíba, usa caminhão aberto para fazer transporte de carne

A Cidade de Itaporanga no Vale do Piancó usa caminhão com carroceria aberta para fazer transporte de carnes do matadouro aos frigoríficos. Atenção vigilâncias sanitárias Municipal, Estadual e Federal, é hora de dar um basta em coisas dessa natureza, cera que vai ser obrigado à sociedade intervir. A Ong,  S.O.S Rio Piancó que está sempre atenta para os problemas relacionados a meio ambiente. Portanto , vem de forma pública cobrar a responsabilidade dos órgãos competentes na apuração desse fato,  principalmente o órgão mais próximos da população,  a exemplo do Ministério Público de Itaporanga PB.

Por. Zezé de pedão
Fonte: portal do vale.net 

sábado, 24 de março de 2012

7ª Reunião da Câmara Técnica do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó Piranhas Açu


A Câmara Técnica de Planejamento Institucional do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó Piranhas Açu, CBH-P.P.A, reuniu-se nesta terça feira dia 20 de março de 2012, na Cidade de Patos na Paraíba. Na ocasião foram discutidos diversos assuntos da pauta, o membro do Comitê e, diretor Presidente da S.O.S RIO PIANCÓ, Sr, José Rodrigues Filho abordou temas importantes para preservação dos recursos naturais, incluindo a preservação da bacia hidrográfica do Rio Piancó, solicitou providências urgentes quanto ao DNIT, que ao realizar a construção de uma estrada, causa uma degradação ambiental enorme, já que os cortes no solo são profundos, contribuindo para a área explorada entra em processo de desertificação. Também trocam o material “argila”, por construções de açudes sem as devidas licenças de obras hídricas concebida pelos órgãos ambientais

terça-feira, 20 de março de 2012

Dia Mundial da Água


Desde os tempos primórdiais da humanidade sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da pesca e da agricultura. A história do Egito faz uma excelente demonstração desse fato, quando os homens, às margens do rio Nilo, fizeram os primeiros aglomerados humanos e construíram as primeiras cidades do mundo. Ali já se registrava o quanto o homem era dependente da água. Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada. Por esses motivos, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural. Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos. A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos. A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água. Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza. Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todas as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia da Árvore

No dia 21 de setembro, comemora-se em todo Brasil o dia da árvore. Esse data foi escolhida, pois antecede a chegada da primavera no Hemisfério sul, que ocorre no dia 23 de setembro. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa anual das árvores, instituída pelo Presidente, Castelo Branco, em 1965. Porem a primeira data oficial foi o dia 22 de abril, escolhida pelo Governo do Estado do Nebraska, nos Estados Unidos, pois era o aniversário de Julius Sterling Morton, que foi um grande incentivador do plantio de árvores pela população. A ONG, SOS RIO PIANCÓ apoia as ideias que protejam as vidas das espécies que habitam na terra.  "Pé de Trapiá frutificado" 

terça-feira, 13 de março de 2012

Queimadas são realizadas na mata ciliar do Rio Piancó

A ONG, S.O.S RIO PIANCÓ, realizou uma caminhada ecológica ambiental no leito do Rio Piancó neste dia 11 de março de 2012, os ativistas ambientalistas josé filho, Jorge Vicente e Hosmá Filho, andaram 8 km dentro do rio e poderam constatar diversos tipos de crimes ambientais como, queimada da mata ciliar para facilitar retirada dos minérais como areia e argila, aplicações de agrotóxicos erbicidas nas áreas de preservação permanentes, justamente para facilitar o manejo com as lavouras e as pastagens, animais mortos são arrastados para dentro do rio justamente para se livrarem do mal cheiro, outro ponto bem rudimentar é o uso da agricultura nas áreas de preservação permanente. Com tudo isso acontecendo será que as autoridades deste país não iram tomar as providências.

Crime Ambiental

Ativistas ambientalistas da S.O.S RIO PIANCÓ constataram que a mata ciliar do rio piancó está sendo suprimida por homesn e maquinas, o objetivo da supresção vegetal é comercializar os minerais como areia e argila, tendo em vista que o Brasil faz parte do G-20 e precisa adequar-se as normas ambientais, apresentada pelo grupo, mas ainda está longe de mostrar a realidade desejada a esses países, enquanto ambientalistas se preocupa com os danos causados ao planeta, governos ficam apenas editando medidas paliativas, usam os meios de comunicação para apresentarem seus "bla bla bla" sera que essa sociedade nunca vai ter direito a real sustentabilidade de vida como está na  lei.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Vegetação da mata ciliar da lugar a agricultura

Os ambientalistas da ONG S.O.S RIO PIANCÓ, em caminhada ecológica ambiental  realizada no dia 11 de março de 2012 no leito do Rio Piancó constataram que a mata ciliar do rio foi suprimida, dando lugar a agricultura  rudimentar, a foto mostra que em algumas localidade não mais é possível encontrar vegetação ciliar no Rio Piancó. Enquanto o Brasil se prepara para expôr relatórios ambientais favoráveis aos 20 países do grupo do G-20, seus ministérios da agricultura e de meio ambiente, batem boca e não conseguem desenvolver uma politica sustentável com harmonia entre o homem e a natureza.   

Uso de agrotóxico nas Margens do Rio Piancó

Em caminhada ecológica no leito do Rio Piancó, os ativistas da ONG S.O.S RIO PIANCÓ,  apoderam constatar o uso indevido de agrotóxico na área da mata ciliar do Rio Piancó, essa pratica virou moda entre a maioria dos agricultores e pecuaristas da região do alto sertão da Paraíba. Além de não respeitarem as leis vigentes do país, provocam grande impacto sócio-ambiental, analisando bem os costumes rudimentares dos seres humanos, não imaginaríamos nunca de que são descendentes de uma boa obra divina.   

Animais mortos são arrastados para as margens do Rio Piancó

Os ativistas da S.O.S RIO PIANCÓ, constatou que alguns donos das terras ribeirinhas, jogam animais mortos dentro do rio, observando os detalhes das condições deste animal morto na foto, podemos perceber que há marcas de que foi arrastado para este local, que fica muito próximo das águas do Rio Piancó podendo ser levado por uma enchente.  

Caminhada Ecológica Ambiental no Rio Piancó

A ONG S.O.S RIO PIANCÓ, realizou neste dia 11 de março de 2012 uma caminhada de 8 km no leito do Rio Piancó, o objetivo foi verificar as condições ambientais que se encontra o rio, na caminhada estiveram presente os ativistas da ONG, José Filho, Hosmá Filho, e "Jorge Vicente que também é Chefe do Grupo Escoteiro 13º PB de Piancó. A foto mostrada é de uma área que esta com a mata ciliar preservada, dando para observar que o rio se mantem dentro do seu comportamento normal. 

quinta-feira, 8 de março de 2012

S.O.S RIO PIANCÓ E O GRUPO ESCOTEIRO

A ONG S.O.S RIO PIANCÓ E O GRUPO ESCOTEIRO 13º PB DE PIANCÓ.
Realizarão uma caminhada ecológica ambiental neste dia 03 de março de 2012, o local escolhido foi a serra do cruzeiro de Piancó, com o espirito conservacionista a finalidade deste evento ambiental foi verificar especies,  tanto de animais como vegetais, como também registrar as condições ambientais da serra, o que nós deixa triste é a respeito de empresas que usam o topo do morro pera a implantação de antenas e ao fazerem manutenções nas mesmas deixam para traz seus lixos. 

terça-feira, 6 de março de 2012

Vegetação típica da caatinga

A ONG S.O.S RIO PIANCÓ E O GRUPO ESCOTEIRO PADRE OTAVIANO 13º PB DE PIANCÓ.
Realizaram uma caminhada ecológica ambiental no dia 03 de março de 2012 na serra do cruzeiro de Piancó, com objetivo de verificar especies que se encontra em risco de extinção. A foto mostra os cactos macambira, xiquexique em um lagedo típico do bioma caatinga, destacando-se um frondoso e belo cactos xique xique, a região do Vale do Piancó clama as autoridades ambientalistas deste país na realização de energicas diligenciaspara salvar o que resta de um bioma rustico mas, ao mesmo tempo muito maltratado, a paisagem mostrada pela foto lembra o cangaço, uma prova de que essa região deveria está sendo vista no mundo atual com bons olhos, promovendo o turísmo rural de forma sustentável, por estes motivos a Entidade SOS RIO PIANCÓ, pede que socorro as autoridades competentes deste país.